Você conhece algumas das principais diferenças da NBR 6023/2002 para a NBR 6023/2018.

Vamos lá….

(Bibliotecária Francinara Costa)

NBR 6023/2002 NBR 6023/2018
As referências são separadas entre si por um espaço duplo. As referências são separadas entre si por um ESPAÇO SIMPLES.
Nos TCCs, teses e dissertações a quantidade de páginas é um elemento essencial. Nos TCCs, teses e dissertações a quantidade de páginas NÃO é mais um elemento essencial.
Para os documentos disponíveis online usa-se <> no início e fim do endereço eletrônico. Para os documentos disponíveis online não se faz mais o uso <> no início e fim do endereço eletrônico.
Quando se tratar de parte de monografia o autor e título da parte devem ser seguidos da expressão “In:” Quando se tratar de parte de monografia o autor e título da parte devem ser seguidos da expressão “In:” (recurso tipográfico em itálico).
No caso da existência de organizadores coloca-se (Org.), editores (Ed.) e coordenadores (Coord.). No caso da existência de organizadores coloca-se (org.), editores (ed.) e coordenadores (coord.).
No caso de publicação periódica como um todo os elementos essenciais são: título, subtítulo (se houver), local de publicação, editora e datas de início e de encerramento da publicação (se houver). No caso de publicação periódica como um todo os elementos essenciais são: título, subtítulo (se houver), local de publicação, editora e datas de início e de encerramento da publicação (se houver) e ISSN (se houver).
Para evento como um todo os elementos essenciais são: nome do evento, numeração (se houver), ano e local (cidade). Em seguida deve-se mencionar o título do documento (Ex: Anais… ), seguidos dos dados de local de publicação, editora e data de publicação. Para evento como um todo os elementos essenciais são: nome do evento, numeração (se houver), ano e local (cidade) de realização, o título do documento (Ex: Anais […] ), seguidos dos dados de local, editora e data  da publicação.
Para as referências com mais de 3 autores indica-se somente o primeiro e acrescenta a expressão “et al.” (Ex: DINIZ, A. C. et al.) Para as referências com mais de 3 autores indica-se somente o primeiro e acrescenta a expressão “et al.” (Ex: DINIZ, A. C. et al.) (recurso tipográfico em itálico).
No caso de patente os elementos essenciais são: entidade responsável e/ou autor, título, número da patente e datas (do período de registro). No caso de patente os elementos essenciais são: inventor (autor), título, nomes do depositante e/ou titular e do procurador (se houver), número da patente, data de depósito e data de concessão da patente (se houver).
No caso de legislação os elementos essenciais são: jurisdição (ou cabeçalho da entidade, no caso de se tratar de normas), título, numeração, data e dados da publicação. No caso de legislação os elementos essenciais são: jurisdição, ou cabeçalho da entidade, em letras maiúsculas; epígrafe e ementa transcrita conforme publicada; dados da publicação.
No caso de jurisprudência os elementos essenciais são: jurisdição e órgão judiciário competente, título (natureza da decisão ou ementa) e número, partes envolvidas (se houver), relator, local, data e dados da publicação. No caso de jurisprudência os elementos essenciais são: jurisdição (em letras maiúsculas); nome da corte ou tribunal; turma e/ou região (entre parênteses, se houver); ementa (se houver); vara, ofício, cartório, câmara ou outra unidade do tribunal; nome do relator (precedido da palavra Relator, se houver); data de julgamento (se houver); dados da publicação.
Documento sonoro no todo – elementos essenciais: compositor(es) ou intérprete(s), título, local, gravadora (ou equivalente), data e especificação do suporte. Documento sonoro no todo – elementos essenciais: título, responsável pela autoria, compositor, intérprete, ledor, entre outros, local, gravadora, data e especificação do suporte. Para audiolivro, a indicação do autor do livro (se houver) deve preceder o título.
Partitura – elementos essenciais: autor(es), título, local, editora, data, designação específica e instrumento a que se destina. Partitura – elementos essenciais: compositor, título, instrumento a que se destina, desde que não faça parte do título, local, editor, data e descrição física.
Documento cartográfico – elementos essenciais: autor(es), título, local, editora, data de publicação, designação específica e escala. Documento cartográfico – elementos essenciais: autor, título, subtítulo (se houver), local, editora, data de publicação, descrição física e escala (se houver).
Documento tridimensional – elementos essenciais: autor(es), quando for possível identificar o criador artístico do objeto, título (quando não existir, deve-se atribuir uma denominação ou a indicação Sem título, entre colchetes), data e especificação do objeto. Documento tridimensional – elementos essenciais: autor (criador, inventor, entre outros), título (quando não existir, deve-se atribuir uma denominação, entre colchetes), local, produtor ou fabricante, data e especificação do documento tridimensional
Documento de acesso exclusivo em meio eletrônico – elementos essenciais: autor(es), título do serviço ou produto, versão (se houver) e descrição física do meio eletrônico. Documento de acesso exclusivo em meio eletrônico – elementos essenciais: autor, título da informação ou serviço ou produto, versão ou  edição (se houver), local, data e descrição física do meio eletrônico
No caso de Autor entidade as obras de responsabilidade de entidade (órgãos governamentais, empresas, associações, congressos, seminários etc.) têm entrada, de modo geral, pelo seu próprio nome, por extenso. No caso de Autor entidade as obras de responsabilidade de pessoa jurídica (órgãos governamentais, empresas, associações, entre outros) têm entrada pela forma conhecida ou como se destaca no documento, por extenso ou abreviada.
Em títulos e subtítulos demasiadamente longos, podem-se suprimir as últimas palavras, desde que não seja alterado o sentido. A supressão deve ser indicada por reticências. Ex: ARTE de furtar… Em títulos e subtítulos longos, podem-se suprimir as últimas palavras, desde que não seja alterado o sentido. A supressão deve ser indicada por reticências entre colchetes. Ex: ARTE de furtar […].
O nome do local (cidade) de publicação deve ser indicado tal como figura no documento. O local de publicação (cidade) deve ser indicado como consta no documento. Na ausência do nome da cidade, pode ser indicado o estado ou o país, desde que conste no documento.
O nome da editora deve ser indicado tal como figura no documento, abreviando-se os prenomes e suprimindo-se palavras que designam a natureza jurídica ou comercial, desde que sejam dispensáveis para identificação. Ex: DAGHLIAN, J. Lógica e álgebra de Boole. 4. ed. São Paulo: Atlas, 1995. O nome da editora, da gravadora, entre outras instituições responsáveis pela publicação, deve ser indicado como aparece no documento, suprimindo-se as palavras que designam a natureza jurídica ou comercial. Ex: DAGHLIAN, J. Lógica e álgebra de Boole. 4. ed. São Paulo: Editora Atlas, 1995.
Quando o local e o editor não puderem ser identificados na publicação, utilizam-se ambas as expressões, abreviadas e entre colchetes [S.l.: s.n.]. Quando o local e o editor não puderem ser identificados na publicação, devem-se utilizar as expres- sões sine loco e sine nomine, abreviadas, entre colchetes e separadas por dois pontos [S.l.: s.n.]. (recurso tipográfico em itálico).
Quando a editora é a mesma instituição ou pessoa responsável pela autoria e já tiver sido mencionada, não é indicada. Quando a editora for também autor (pessoa jurídica), pode-se adotar, no campo Editora, a forma abreviada (ou sigla), desde que esta conste no documento.
Podem-se indicar as ilustrações de qualquer natureza pela abreviatura il.; para ilustrações coloridas, usar il. color. Podem ser indicadas as ilustrações pela abreviatura il., separada por vírgula da descrição física. Se necessário, especificar o tipo de ilustração e indicar se é colorida ou preto e branco, por meio das abreviaturas color. ou p&b.
Em listas de referências, pode-se indicar a altura do documento em centímetros e, em caso de formatos excepcionais, também a largura. Em ambos os casos, aproximam-se as frações ao centímetro seguinte, com exceção de documentos tridimensionais, cujas medidas são dadas com exatidão. Ex: CHEMELLO, T. Lãs, linhas e retalhos. 3. ed. São Paulo: Global, 1993. 61 p., il., 16 cm x 23 cm. Indicar a dimensão do documento, em centímetros, após a descrição física e ilustração (se houver), separada por vírgula. Ex: CHEMELLO, T. Lãs, linhas e retalhos. 3. ed. São Paulo: Global, 1993. 61 p., il., 16 x 23 cm.